Diretoria de Meio Ambiente promove oficina de jardinagem para os Clubes de Mães de Criciúma

Criciúma (SC)

Orientar, ensinar e executar a prática da jardinagem para criar uma conexão entre as pessoas e o meio ambiente, são os objetivos da oficina de jardinagem promovida pela Diretoria de Meio Ambiente de Criciúma (DMACRI) em parceria com a Afasc para as mulheres dos Clubes de Mães de Criciúma. O projeto, que acontecerá no Horto Municipal de Criciúma, começou nesta terça-feira (2) e, inicialmente, terá duas turmas de 20 mulheres entre terça-feira e quarta-feira para capacitar as participantes a obterem conhecimento para cuidarem dos seus próprios jardins em suas residências.

Segundo o chefe de departamento de educação ambiental da diretoria, Eduardo Luzzi Damassini, o projeto é uma nova ideia que está sendo realizada e experimentada pela diretoria, com a finalidade de promover futuramente outros cursos, oficinas e projetos voltados ao meio ambiente para os cidadãos criciumenses. “Como resultado, essa oficina de jardinagem proporcionará um conhecimento específico sobre como cuidar das plantas, formas de fazer novas mudas, cuidados do solo, adubação e irrigação, além de ser considerada também uma terapia. A oficina será nova forma de relaxar para proporcionar saúde e bem-estar as participantes, além de auxiliar na manutenção aumentando a quantidade de mudas em nosso Horto Municipal”, destacou. 

Continua após o anúncio
BANNER PORTAL MAIS SUL (1)
Fim do anúncio

A oficina de jardinagem acontecerá em cinco encontros no mês, apenas no período vespertino. Conforme o chefe de educação ambiental, durante o primeiro encontro será apenas uma aula teórica e, nas aulas seguintes, serão realizadas atividades onde as participantes colocarão em prática tudo que foi ensinado no primeiro dia de curso. “Serão ensinados assuntos sobre solos, adubação, como fazer mudas, irrigação, pragas e como combatê-las, entre outros assuntos. Ainda, no final do curso, será entregue também um certificado para todas as participantes”, explicou.

Cuidados com o meio ambiente

De acordo com a diretora de Meio Ambiente, Anequésselen Bitencourt Fortunato, projetos com essas finalidades beneficiam tanto os participantes quanto a própria cidade de Criciúma. Principalmente, porque este projeto incentivará as pessoas a cuidarem mais do meio ambiente e de seus próprios jardins, trazendo um novo olhar e adoção para os conceitos ecológicos e sustentáveis. “Assim, fazendo a nossa cidade ficar mais bonita a partir dos jardins das casas, praças e parques, porque a comunidade pode abraçar a causa e ajudar a manter a cidade mais limpa, verde e florida”, ponderou.

 


Entre no nosso canal no WhatsApp e receba todas as notícias na palma da sua mão -> Acesse aqui, é gratis!

 


 

Leia também